Capítulo

Publicidade

Capitulo dedicado à: “Gente estúpida misturada com gente estúpida. Que se estupidifiquem entre eles”. Charles Bukowski


COMO DETECTAR PESSOAS MENTIROSAS

Pessoas mentirosas em geral, especialmente quando são pegos de surpresa em suas mentiras, não tem memórias reais para usar como referências nas histórias que contam e tem que confiar em sua imaginação fértil, para voltar a viver em seu mundo imaginário.

Sem possuir um real controle sobre aquilo o que está ditando em sua história, torna-se quase impossível para alguém que está mentindo, manter o controle de todos os detalhes que pode ser dito. É por isso que em um interrogatório policial (ou quem interroga), os mesmos são treinados para fazer as mesmas perguntas várias vezes, na esperança de encontrar uma brecha.

Eles podem perguntar sobre detalhes, coisas como "que cor era a camisa?" na esperança que a história do suspeito não seja consistente. Os detalhes de uma mentira podem ser vagos, pois quando pessoas mentirosas contam as suas histórias completas pela primeira vez e depois pedem que elas repitam, as mesmas acabam alterando muitos detalhes, o que é um indicador bastante inviável da verdade.

Então, o que pode um mentiroso costumeiro, como o candidato que foi a inspiração para este guia sobre marketing político, faz para evitar essas armadilhas? Ele simplesmente usa memórias reais como referência. Ele pode dizer que estava reunido com alguns amigos. Então ele menciona uma ocasião passada em que se reuniu com amigos no trabalho. Agora, quando pedem que ele diga a cor da camisa que ele estava usando, geralmente ele falará branco (ou qualquer outra cor) de cada vez, porque é isso que ele vai se lembrar, como sendo parte da mentira, ou seja: vai se apropriar de um detalhe dele mesmo, para se projetar para o grupo em geral, dizendo que todos estavam usando camisas da mesma cor.

MESMO QUE APENAS UMA PESSOA ESTEJA USANDO CAMISA OU BLUSA BRANCA, OU QUALQUER OUTRA COR, AS PESSOAS MENTIROSAS VÃO DIZER QUE TODOS ESTAVAM USANDO CAMISAS DE UMA SÓ COR.

Outro problema é arrumar testemunhas. Pessoas mentirosas podem tentar obter uma história em linha reta captando todos os detalhes das pessoas presentes. Mas por mais que elas se esforcem, estão fadados ao fracasso. Digamos que o candidato a político foi ao centro da cidade ontem à noite, para ir ao encontro de alguns empresários para conseguir verba para sua campanha, a um preço acessível após eleito. O único problema é o horário de chegar em casa. Durante o debate, um candidato da oposição lhe pergunta: "O que você foi fazer no centro da cidade naquele dia?". Rápido, como quem rouba, o que ele diz? Bom...
O segredo dele é fazer em tão pouco tempo, que sua história mentirosa convença o mais rápido possível. Ele então fala para o candidato da oposição que estava no centro, perto

...

...

...

É preciso estar logado para visualizar o restante do capítulo.

Este conteúdo é protegido pela Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.
Assinar ou apresentar como seu é crime pois viola os direitos de autor.

O acesso a este conteúdo é registrado de acordo com as políticas de uso.

Ir para outro capítulo:

Capítulo comentários

É preciso estar logado para poder comentar. clique aqui para entrar ou fazer o cadastro.

Comentários

Carregar Mais

Livro compartilhar

Olá , você pode compartilhar ou convidar seus amigos, para ler esse livro através do Facebook, Twitter ou Email.