Capítulo

Publicidade

NÓS, OS JOVENS RICOS.

Antes de começarem a ler o texto abaixo, leiam calmamente, sentados ou deitados (em pé não, porque cansa e é sempre bom evitar a fadiga), esse trecho do Evangelho de São Mateus:

"E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que

No texto que nós acabamos de ler, o evangelista Mateus é bastante específico com relação à pessoa que conversava com o Senhor. Enquanto o evangelista Marcos o chama apenas de "homem" (Mc 10.17), e o evangelista Lucas, de "príncipe", o evangelista Mateus dá uma característica importante para tal indivíduo: ele era um jovem. Em nenhum dos quatro Evangelhos é dito qual a idade de tal homem. Talvez ele pudesse ser bastante jovem, ou talvez nem tanto. Talvez ele tenha a minha idade ou talvez tenha a sua que está lendo esse texto. Talvez gostasse de ir pras baladas ou talvez fosse caseiro. Talvez tomasse sua cervejinha com os amigos, ou talvez fosse abstêmio.

Não somos informados também no texto, da onde viera para se encontrar com Jesus (não se sabe se era da Palestina, Jardins, Santo Antônio, São José, Aruana, Centro, etc. Se era sergipano, baiano, pernambucano, carioca, paulista, sulista, americano, inglês, francês, alemão, etc.), porém é dito, como informação primordial para nós, que era um jovem. Não sabemos a cor da sua pele, sua orientação sexual, quem são seus pais, se apesar da pouca idade já tinha namorada, era noivo, morava junto, casado e/ou se possuía filhos, no entanto, era um jovem. E se não fosse o artigo definido no masculino singular, podia ser (e porque não?) até mesmo uma jovem.

Esse jovem, que era conhecedor dos mandamentos e sempre praticava o bem, questionou Jesus porque ainda não sentia dentro de si, que estava próximo da perfeição. Foi quando Jesus chegou a ele e, conhecendo o seu coração, disse que vendesse tudo o que tinha e desse aos pobres. Esse fato o deixou profundamente triste e abalado, pelo fato do jovem ser dono de muitas posses (até aí tudo bem). E Jesus no final ressalva na dificuldade que é para um rico entrar no Reino dos Céus.

...

...

...

É preciso estar logado para visualizar o restante do capítulo.

Este conteúdo é protegido pela Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais.
Assinar ou apresentar como seu é crime pois viola os direitos de autor.

O acesso a este conteúdo é registrado de acordo com as políticas de uso.

Ir para outro capítulo:

Capítulo comentários

É preciso estar logado para poder comentar. clique aqui para entrar ou fazer o cadastro.

Comentários

Carregar Mais

Livro compartilhar

Olá , você pode compartilhar ou convidar seus amigos, para ler esse livro através do Facebook, Twitter ou Email.